Em assembleia geral, comunidade se posiciona contrária às mudanças no carnaval do Nordeste

O carnaval da comunidade é, e continuará sendo no Circuito Mestre Bimba. Essa foi a posição entre os presentes na reunião que aconteceu na noite de ontem (29) na rua do Nordeste. Estiveram presentes representantes da Associação de Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN), da Associação Circuito Mestre Bimba, além dos representantes dos blocos, comerciantes e outros representantes da sociedade civil. Na ocasião, Cândido Dias Ferreira Filho, o Candinho, afirmou que em reunião com o Capitão Nascimento, da 40ª CIPM, lhe fora apresentado um projeto em que o carnaval sairia do Nordeste e passaria a ser realizado em Amaralina. O clima foi de revolta entre os presentes.  Na assembleia foi redigido um manifesto, assinado pelas associações e blocos, em que todos se posicionam contrários às mudanças. Ver abaixo o manifesto:

MANIFESTO CULTURAL

EM DEFESA DO CARNAVAL OFICIAL CIRCUITO  MESTRE BIMBA

As entidades representativas dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina abaixo signatárias vêm por meio deste, expressar o seu entendimento de que o Carnaval do Circuito Mestre Bimba é a nossa maior conquista e construção coletiva desta comunidade. É uma vitória responsável pela afirmação da riqueza e identidade cultural do nosso território, que nos últimos anos tem consolidado um Arranjo Produtivo Local Inovador que se desdobra em múltiplas oportunidades de negócios dentro da cadeia produtiva do carnaval em nossa região.

Por isso, compreendemos a necessidade de transformá-lo cada vez mais numa saída econômico-social sustentável  a favor da nossa população.

Para tanto, causou-nos estranheza e desconforto a ideia enviesada de transferência de nossa festa para a orla de Amaralina, considerando que tal decisão descaracteriza o desenho implantado e aceito pela comunidade que se sente incluída, e também pelo fato de não  termos sido convidados pelos órgãos competentes pela organização do Carnaval de Salvador, para analisar a proposta de  mudança do nosso Carnaval Oficial Circuito Mestre Bimba.

Nesta perspectiva e de modo unitário, validamos em Assembleia Geral Unificada das Associações, ocorrida no dia 29 de janeiro, às 19:00 horas, a decisão por unanimidade pela manutencão do mesmo trajeto realizado pelos blocos há 15 anos, saindo do Sitio Caruano rumo ao Final de Linha X Final de Linha rumo ao Sitio Caruano.

Com isso reafirmamos que o Circuito Mestre Bimba é no Nordeste de Amaralina.

Sem mais agradecemos a atenção.

Salvador, 29 de janeiro de 2019.

Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina / ABCN

Associação do Circuito Mestre Bimba / ACMB

Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.